Curiosidade.

Sobre a origem da tatuagem

Há vestígios da arte pré-histórica, de povos que cobriam o corpo com desenhos. Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas).  A tatuagem servia para determinar os fatos da vida biológica dos primitivos, de acordo com as etapas da vida: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois elas relatavam os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.
Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória.
A tatuagem está deixando de ser um símbolo de marginalidade e está se transformando em uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo. Ela deixou de ser tosca como as de cadeia e passaram a ser traços mais finos, com cores variadas.

0 comentários:

Postar um comentário